quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JÚRI CONDENA RÉU A NOVE ANOS DE RECLUSÃO

Em Vitória da Conquista - BA o Tribunal do Júri iniciou hoje, 16/02, sua temporada de julgamentos referentes ao ano de 2011. Nos próximos meses estarão sendo realizados dois julgamentos por semana.

Hoje foi submetido a julgamento o Réu Ronaldo dos Santos. Ele foi acusado de ser o autor do homicídio que vitimou James Silva Oliveira em 10 de maio de 2003, no Bairro Kadija, nesta Cidade. O julgamento teve início pela manhã e se estendeu até às 17 horas, sob a presidência do Juiz de Direito Reno Viana.

O acusado Ronaldo dos Santos atualmente está cumprindo pena no Conjunto Penal de Jequié – BA, vez que 2009 foi condenado pelo homicídio que teve como vítima Ricardo Souza, crime acontecido no dia 04 de março de 2005, no Bairro Conjunto da Vitória, nesta Cidade.

No julgamento de hoje a acusação foi sustentada pelo Promotor de Justiça Carlos Robson Leão. Segundo ele, muitas vezes a população não compreende a elevada complexidade do procedimento relativo aos processos da competência do Tribunal do Júri, instituição que julga os crimes dolosos contra a vida.

Segundo o aguerrido Defensor Público Marco Aurélio Campos, no Estado Democrático de Direito é importante assegurar aos acusados a ampla defesa e o respeito ao devido processo legal, razão pela qual ele já interpôs recurso objetivando sujeitar o Réu Ronaldo dos Santos a novo julgamento.

Segundo a Escrivã Maria do Socorro Carvalho, embora a Vara do Júri de Vitória da Conquista tenha apenas quatro servidores no Cartório e dois Oficiais de Justiça, a realização de um julgamento envolve o trabalho de mais de cinquenta pessoas, de setores diversos.

Na próxima sexta, dia 18/02, será julgado o Réu Maurício Lima de Carvalho.



Escrivã Maria do Socorro Carvalho

Subescrivã Maria Bernadete Barbosa

Oficiais de Justiça Selma Reis Santos
e Marcelo Costa Souza Batista

Fonte: Equipe BRVLD
Fotos: Kléber Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário