sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

JÚRI DESTA SEXTA CONDENA RÉU A OITO ANOS DE RECLUSÃO

Hoje, 18/02, em Vitória da Conquista – BA, foi realizado o segundo julgamento do Tribunal do Júri  desta semana.

Nesta data foi submetido a julgamento o Réu Maurício Lima de Carvalho. Ele foi acusado de ser o autor do homicídio que vitimou Raimundo Cândido Evangelista, crime acontecido em um bar situado no Bairro Santa Helena, nesta Cidade. O julgamento teve início pela manhã e se estendeu até às 17 horas.

No julgamento de hoje a acusação foi sustentada pelo Promotor de Justiça Carlos Robson Leão. Segundo ele, no julgamento dos crimes dolosos contra a vida a competência do Tribunal do Júri deve ser reconhecida, aplicando-se o procedimento previsto na legislação processual penal.

Segundo o Defensor Público Marco Aurélio Campos, é importante reiterar que no Estado Democrático de Direito são assegurados aos acusados a ampla defesa e o respeito ao devido processo legal, razão pela qual a Defensoria Pública deve ser incansável no papel social que lhe é próprio.

O julgamento desta sexta contou com a presença de um grupo de estudantes do curso de Direito da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trazidos pelo Centro Acadêmico Ruy Medeiros. Ao final das atividades, os profissionais que atuaram no julgamento esclareceram para os estudantes aspectos teóricos referentes aos temas que foram discutidos.

Segundo o líder estudantil Alexandre Garcia Araújo, o Tribunal do Júri de Vitória da Conquista busca o reconhecimento democrático das garantias constitucionais, razão pela qual os estudantes vieram acompanhar suas atividades. Presidente do Centro Acadêmico Ruy Medeiros, Alexandre Garcia Araújo participa também do projeto de assistência jurídica aos presos do Presídio Regional de Vitória da Conquista, conforme parceria celebrada entre a UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e o Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, com a participação da Vara do Júri e Execuções Penais.

Na próxima quarta-feira, dia 23/02, os trabalhos do Tribunal do Júri prosseguem com o julgamento do Réu Marcolino Silva Santos. Na sexta, dia 25/02, será julgado o Réu João Freitas Soares.


O julgamento durou oito horas
 
Os estudantes receberam informações sobre a atuação
da Defensoria Pública, do Ministério Público e do  Poder Judiciário

O Juiz Reno Viana fala aos estudantes da UESB
  
O Promotor de Justiça Carlos Robson Leão
explica a atuação do Ministério Público

Fonte: Equipe BRVLD
Fotos: Kléber Carvalho

Um comentário:

  1. É isso aí Dr. Reno. Um bom profissional deve estar atento às novas possiblidades de sociabilização de conhecimento, e você não ficou de fora!!!
    A parceria entre o CARM, UESB e Vara do Juri só tende a crescer e os nossos laços a aumentarem!!!
    Abraços e já estamos divulgando o Blog!!!
    Alexandre Garcia - Xandó
    Centro Acadêmico Ruy Medeiros

    ResponderExcluir