quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

POESIA


FUTEBOL DA VIDA

Luizão Ferraz *

Era uma partida do campeonato do dia a dia
tive uma contusão gravíssima
excesso de confiança?
displicência?
não sei
uma dividida quase infantil
fui vítima da fatalidade
diagnóstico: distensão
quase em último grau
impedindo-me de disputar muitas partidas
no clube dos sonhos
ficando eu entregue ao departamento médico
submetido a uma tomografia
visualizada pelo Doutor Experiência
chegou-se a uma conclusão não definitiva
eu poderia até abandonar os gramados
da ilusão
não foi uma distensão na panturrilha
ou no músculo adutor de uma coxa
foi a pior delas
uma distensão na alma
tratamentos convencionais
infiltração, bolsas de gelo, toalhas quentes
são ineficazes
internei-me na clinica do Doutor Tempo
amigo de longas jornadas
quando viajamos na esperança
com destino ao nada
tratamento doloroso
remédios receitados
gotas de calma, comprimidos de bom senso
aplicações de reflexão, compressas de paciência
não surtem efeitos imediatos
deixando-me refém
das decepções e da angústia
preocupa-me a volta ao jogo da vida
serei o mesmo ?
dividirei emoções ?
lançarei otimismo?
finalizarei alegrias?
fui sondado com propostas tentadoras
quase irresistíveis
por times como Lamentações de Futebol e Regatas
Pessimismo Esporte Clube
Associação Desportiva Desistência
Tristeza Futebol Clube
todos da segunda divisão
com chances reais
de serem rebaixados para a terceira
pois são comandados pelo treinador Depressão
mas recuperado na clinica do amigo Doutor Tempo
aconselhado pelo procurador Tentar de Novo
pelo fisioterapeuta tupiniquim Vai Que Dá
receberei proposta da primeira divisão
aceitarei o privilégio de jogar
de novo
dar a volta por cima
ouvir a torcida em clamor
defender o Recomeçar Futebol Clube
erguerei o troféu no campeonato do amor...


* Luizão Ferraz é poeta e livre-pensador.



4 comentários:

  1. BELISSIMO!...QUERO RESSALTAR QUE MEU AMIGO LUIZÃO FOI UM GRANDE GOLEIRO NO FUTEBOL DOS MORTAIS!
    PARABENS LUIZÃO

    ResponderExcluir
  2. ESSE ATLETA VAI LONGE E EM BREVE QUERO VER O LANÇAMENTO DA SUA BOLA...QUERO DIZER DO SEU LIVRO!

    ResponderExcluir
  3. FANTÁSTICO!!!!
    COM TODO ESQUEMA TÁTICO, COM ESSE SISTEMA DE JOGO QUE LUIZÃO SE APRESENTOU NO CENTRO DE TREINAMENTO DO VIDA ESPORTE CLUBE, ELE MERECE UMA VAGA NA SELEÇÃO DOS VENCEDORES.


    ISAAC.

    ResponderExcluir
  4. Luizão é um craque da poesia. Muito interessante como ele abordou aqui o tema da esperança. O "atleta" deste poema está no departamento médico de time da terceira divisão, mas é movido pelo sonho de ganhar o campeonato da primeira: o homem é o animal que que sonha !! Interessante também é a influência concretista: coerente com o tema e com o clímax do texto, o contorno da mancha gráfica do poema lembra o formato de um troféu !!

    ResponderExcluir